segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Google tem pane de 5 minutos — e o tráfego na internet cai 40%


Gráfico da consultoria britânica GoSquared mostra queda abrupta no tráfego global da internet, no intervalo em que os principais serviços do Google saem do ar
Falha no Google causa queda de 40% no tráfego mundial de internet (Engenharia GoSquared)
Na noite de sexta-feira, a partir das 23h52  (3h52, no horário de Brasília), todos os principais serviços do Google — entre eles mapas e e-mail — sofreram um inédito apagão, segundo a própria empresa informou na página que registra o funcionamento de seus aplicativos. As interrrupções foram curtas, duraram entre 1 e 5 minutos, mas suas consequências foram espantosas.
Segundo estimativa da empresa britânica de análise de dados GoSquared, com os serviços do Google fora do ar observou-se uma queda de 40% no tráfego da internet (em páginas visitadas).
Um analista ouvido pela rede de notícias SkyNews, também britânica, calculou em 500 mil dólares os prejuízos do Google com a queda dos serviços.
Para o site de tecnologia Business Insider, a queda abrupta no tráfego — e o pico subsequente, depois da restauração dos serviços —  demonstra o poder que o gigante de buscas detém hoje na internet.
"Se o Google sofresse uma pane prolongada, é provável que a atividade na internet se recuperasse logo, à medida que empresas e usuários mudassem para serviços semelhantes", diz o site. "No entanto, é alarmante o fato de que uma única companhia tem tanta influência sobre uma indústria tão grande e importante."

Fonnte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário