sexta-feira, 28 de junho de 2013

Solução para a desnutrição mundial pode estar no sertão do estado




        A história das algas é tão antiga quanto à história do surgimento da vida na Terra. Esta micro-alga (Spirulina), hoje comercializada por causa de sua extrema riqueza em minerais e vitaminas, sempre foi conhecida pelas populações antigas que a usavam regularmente como suplemento alimentar, especialmente quando a comida estava escassa.

Considerada há tempos como alimento diferenciado, atualmente vem se descobrindo o efeito funcional que esta alga traz consigo, rica em substâncias antioxidantes, este alimento funcional, combate o envelhecimento precoce, bem como as agressões as quais o nosso organismo costuma sofrer como stress, radiações, tabagismo e uso de álcool.

Laboratórios estão procurando atualmente as diversas áreas de aplicação em que a Spirulina poderia ser eficaz. Atualmente, os estudos pré-clínicos indicam vários efeitos terapêuticos, tais como a redução de colesterol e reação muito positiva contra herpes, diabetes, tuberculose e malária. Por outro lado, estudos científicos mais recentes tendem a mostrar a capacidade de Spirulina para impedir a replicação viral e fortalecer os mecanismos do sistema imunológico. (Ambrosi, et al,. 2008)

Dada sua alta produtividade de proteína Spirulina requer 30 vezes menos área de cultura do que plantar soja, 40 vezes menos do que milho e 300 vezes menos do que carne bovina. Spirulina consome muito menos água doce por quilo de proteína do que qualquer outro alimento, 3 vezes menos do que para a soja, seis vezes menos do que no caso do milho e 50 vezes menos do que a carne de boi.

As principais ações da Spirulina são:
Antioxidante – Anti-diabético – Anti-hipertensivo e regulador da pressão arterial – Anti – bacteriano – Anti-radioativo – Protetor do sistema cardiovascular – Anti-viral – Anti-diabetes tipo 2 – Protetor dos sistemas intestinais e digestivos – Anti-colesterol.

Vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, (o ácido fólico) e biotina E e até mesmo a preciosa vitamina B12.

A Spirulina é o alimento natural mais rico que contém 12 vezes mais nutrientes que lentilha, 40 vezes mais ferro que o espinafre. O ferro é muito mais absorvível que a carne de sol. A taxa de magnésio é tão elevada quanto à do gérmen de trigo. Contém tanto cálcio quanto o leite. É um alimento rico em beta-caroteno.

A Spirulina Tamanduá é a primeira a ser produzida no Brasil, disponibilizada para o mercado em forma de pó, para facilitar o uso e aplicações nos mais variados tipos de complementação alimentar. Combinando suco de frutas com a Spirulina facilita a assimilação de ferro.


Texto tirado do folheto explicativo da Fazenda Tamanduá e Editado por Marcelo Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário