segunda-feira, 8 de abril de 2013

Motivos para não fazer alongamento antes de atividades físicas


                                                              Alongamento pode aumentar o risco de lesão durante exercício (Reprodução/Getty)  


Estudo mostra que alongar o corpo antes de praticar exercícios tem efeito contrário ao desejado e pode aumentar o risco de lesões



Todos já ouviram falar que fazer alongamento antes de praticar exercício faz bem para o corpo e evita lesões. Mas um estudo recente, publicado no periódico The Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, mostra que alongar o corpo antes de atividades físicas pode ter um efeito contrário ao desejado, deixando o corpo mais lento e fraco.

Pesquisadores descobriram que fazer alongamento antes de atividades físicas deixa os músculos mais fracos e trêmulos durante o exercício, o que torna a prática desnecessária e contraproducente. Além disso, músculos instáveis podem aumentar o risco de lesão.

Para chegar a esta conclusão, cientistas da Universidade de Zagreb, na Croácia, reuniram 104 estudos anteriores cujos experimentos pediam aos voluntários para pular, mergulhar, correr e levantar pesos após uma sessão de alongamento para testar a potência muscular. Em seguida, eles combinaram os resultados em uma equação que apontava que o alongamento diminui o desempenho muscular.

Os resultados mostram a importância de não fazer alongamento antes de praticar exercícios. “Podemos dizer com certeza que o alongamento não é recomendado como forma de aquecimento”, diz Goran Markovic, professor de cinesiologia na Universidade de Zagreb e um dos autores do estudo. Markovic ressalta que a prática, na verdade, atrapalha a atividade física.

Segundo Markovic, a melhor opção é realizar um aquecimento dinâmico, movendo os músculos que serão utilizados no exercício. Segundo o pesquisador, polichinelos, chutes e socos no ar são as melhores opções para preparar o corpo para o exercício físico. Além do lado científicamente comprovado, este método também é bem mais divertido que o alongamento tradicional.


Fontes: The New York times-Reasons Not to Stretch com Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário